O que é cirurgia a LASER

O que é cirurgia a LASER ?

          A palavra LASER é na verdade uma abreviatura de "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation". Trata-se de um tipo de luz de características muito especiais: ela é monocromática (possui frequência muito bem definida), coerente (possui relações de fase bem definidas) e colimada (propaga-se como um feixe). Essas características permitem que o LASER concentre grande quantidade de energia e extrema precisão. Para a cirurgia, precisão é algo extremamente desejável.
        Na verdade, existem vários tipos de LASER (com vários comprimentos de onda e características). Cada tipo tem a suas particularidades e se presta melhor para este ou aquele procedimento cirúrgico. As possibilidades de uso são inúmeras e a literatura científica não para de se multiplicar sobre o assunto.

 As grandes vantagens do uso do LASER são:

  • Menos edema (inchaço) dos tecidos no pós-operatório, uma vez que a precisão do corte leva a um trauma mínimo dos tecidos adjacentes.
  • Recuperação mais rápida.
  • Sangramento mínimo, uma vez que a alta concentração de energia literalmente evapora o tecido operado.
  • A maior parte dos procedimentos necessita apenas de anestesia local, justamente pela precisão e menor manipulação dos tecidos.
  • Menos dor no pós-operatório.

               Isso não significa dizer que o LASER está indicado para todas as cirurgias nem que tudo deve ser operado a LASER. Ele é apenas mais uma arma que o médico pode lançar mão quando julgar útil. Mas é sempre bom lembrar que LASER não opera sozinho nem faz milagre. Se a cirurgia for mal indicada ou mal executada, o resultado não será bom da mesma forma que na técnica convencional.

Mais Informações em otorrinobrasilia.com/laser






Nenhum comentário:

Postar um comentário