Gripe Suína X Gripe Aviária

           Talvez um dos motivos pelos quais a Gripe Suína (ou Gripe A ou Gripe H1N1) tem causado tanto temor na população é pela analogia que naturalmente fazemos entre Gripe Suína e Gripe Aviária. As pessoas ouviram falar de uma epidemia grave, que matou muita gente na Ásia, chamada de Gripe Aviária. Poucos anos depois surge uma outra epidemia de Gripe com nome de animal, dessa vez Gripe Suína, e dessa vez chegando ao Brasil. É natural que as pessoas associem as duas doenças e fiquem apreensivas. Some-se a isso as notícias de morte por Gripe A que saem na mídia e um ambiente fértil para informações imprecisas está criado.
          Na realidade ambas são gripes causadas pelo vírus Influenza A, mas as semelhanças param por aí. Enquanto a Gripe Aviária é realmente uma doença muito grave, a Gripe Suína tem a mesma gravidade da gripe comum ou gripe sazonal. 
          Na tabela abaixo algumas das diferenças entre gripe aviária e gripe suína:



Gripe Suína Gripe Aviária
Causada por uma cepa nova do H1N1, que surgiu da recombinação genética entre o H1N1 (que causa gripe no homem há vários anos) e o vírus da Influenza A que causa gripe em suínos. É capaz de se transmitir de homem para homem e portanto não depende dos porcos para sua transmissão. Não merece portanto o nome de "Gripe Suína", daí o esforço das autoridades de saúde em mudar o nome da gripe para H1N1 ou Gripe A.
Causada por uma mutação no subtipo H5N1 que infecta as aves, conhecida como HPAI-H5N1, que posteriormente sofreu nova mutação que permitiu a transmissão da ave para o homem. Não é capaz de se transmitir de homem para homem. A única forma do homem se contaminar é tendo contato com uma ave VIVA infectada. Por isso é chamada de Gripe Aviária.
Não pode ser transmitida pela ingestão de carne de porco. Não é comum a transmissão através de carne de ave cozida, precisando o homem do contato com a ave viva para se contaminar.
Seus sintomas em humanos são
tão graves quanto os de uma gripe comum.
Seus sintomas em humanos são muito graves, levando à morte na maioria dos casos.
Pela sua capacidade de se transmitir de homem para homem, espalhou-se muito rápido pelo mundo inteiro. Por não ser capaz de se transmitir de homem para homem, está contida na Ásia.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário